Ananmese

É a entrevista inicial com o paciente. Verificamos sua condição geral de saúde, queixa principal, possível problemas que possam limitar ou interferir no procedimentos clínicos, medicamentos utilizados, perfil psicológico.

Exame Clinico Extrabucal

É a avaliação clínica da face do paciente, que envolve a verificação da presença ou não das referências de normalidade extrabucais;

Exame Clinico Intrabucal

Os parâmetros biológicos, funcionais e estéticos anteriormente descrtios devem ser analisados nesse momento.  É necessário utilizar uma ficha clínica para que todas as informações possam ser inseridas e arquivadas adequadamente.

Exames Complementares

Radiografias periapicais e panorâmicas são exames radiográficos valiosos, pois complementam a visão inicial do caso e periodontais, tratamentos endodônticos, dentes inclusos, proporção coroa/raiz dos dentes envolvidos podem ser observados. Tomografia e exames laboratiais são exames indicados em situações que envolvem proteses sobre implantes.

Fotografia intra e extrabucais

Fotografias digitais são utilizadas para completar a ficha clínica do paciente, criando um arquivo fotográfico importante utilizado para comparação ou como prova legal.

Modelos de Estudos

Independentemente do grau de complexidade, todos os casos devem ter modelos iniciais. Além de servirem de meio de análise, eles representam um documento importante do ponto de vista legal.


Referências Bibliográfica

Prótese odontológicas: uma visão contemporânea, A. M. V. Cláudia, 1ª Ed. São Paulo: Santos 2013