Registro Periodontal Simplificado

Objetivo Diagnóstico precoce; Diferenciar pacientes com/sem perda de inserção Saúde / Gengivite / Periodontite Sonda OMS Esfera na ponta de 0,5 mm Faixa colorida de 3,5 a 5,5 mm 8,5 mm 11,5 mm Sextantes Código “0” – Saúde Faixa colorida toda visível Sem sangramento à sondagem Ausência de cálculo Ausência de excessos na margens das

Padronização para preenchimento do odontograma

Classificação das doenças periodontais

Gengivite Sinais clínicos de inflamação: Aumento dos contornos gengivais – edema ou hiperplasia gengival Mudança de cor – vermelho ou vermelho vivo Elevada temperatura sulcular Sangramento espontâneo ou estimulado Aumento do fluido gengival Ausencia de perda de inserção ou nível de inserção estável em um periodonto reduzido; Reversibilidade da doença pela remoção do fator

Exames Periodontal

Índice de Biofilme Índice de Sangramento Gengival PSR Mapeamento periodontal ou periograma PS: Profundidade da Sondagem (Distancia da margem gengival ao fundo de bolsa ou sulco gengival) PMG: Posição da margem gengival (Distancia da margem gengival até a junção cemento-esmalte) NIC: Nível de inserção clinica (Distancia da junção cemento esmalte à base do sulco ou

Etiologia das doenças periodontais

Primaria Biofilme dental Fatores de risco local (desiquilíbrio) Bactérias especificas Fatores que facilitem a retenção de placa bacteriana (Calculo, Restaurações, Próteses, etc.); Características anatômicas dentais (Projeções de esmalte, Pérolas de esmalte, sulco radiculares); Trauma de oclusão Infecções pulpares Calculo Dental Biofilme bacteriano mineralizado sobre a superfície dental ou outras superfícies duras da cavidade bucal A

Microbiologia da doença periodontal

Biofilme Dental “Comunidade microbiana organizada, não mineralizada, envolvida em uma matriz de polissacarídeo extracelulares e glicoproteínas salivares. Formado por micro colônias, em uma matriz extra-celular e com a presença de canais de fluido. *FATOR PRIMÁRIO DA DOENÇA PERIODONTAL Formação em três fases Adsorção Molecular Colonização Primária Colonização Secundária, tardia e maturação do biofilme Biofilme Supragengival

Anatomia e Histologia do Periodonto

Periodonto de Proteção Gengiva Livre; Gengiva Inserida; Gengiva Interdental; Mucosa Alveolar; Periodonto de Suporte/Sustentação Cemento Radicular; Ligamento Periodontal; Osso Alveolar; Periodonto de Proteção É a parte da mucosa oral mastigatória que recobre os processos alveolares dos maxilares e circunda o colo do dente. É formado por epitélio pavimentoso estratificado paraqueratinizado e divide-se em: Epitélio Oral;