Quando realizamos uma gengivectomia sempre teremos que fazer um gengivoplastia. Porém, nem toda gengivoplastia será uma gengivectomia.

Gengivectomia

Técnica cirúrgica que tem como função remover bolsas por meio da exérese do tecido gengival (retirada de uma parte ou a totalidade de um órgão ou tecido visando à finalidade terapêutica).

Indicações

  • bolsas periodontais de profundidade semelhantes cujos fundos estejam em área de gengiva inserida;
  • crescimentos gengivais;

Técnica Cirúrgica

1. Anestesia; 2. Marcar a profundidade da bolsa; 3. Incisão primária (bisturi ou kirkland); 4. Incisão secundária (bisturi ou Orban); 5. Eliminação de tecido de granulação (gengivectomia), calculo remanescente, cemento necrosado e alisamento radicular; 6. Gengivoplastia; 7. Cobertura cirúrgica (cimento cirúrgico);

Marcação da profundidade da bolsa: para cada face dental realizamos a marcação de 3 pontos, fazemos dois pontos sangrantes nas proximais e um na vestibular/lingual. Utilizamos a pinças de crane-kaplan ou a sonda milimetrada. O guia para realizar essas marcações é o sulco gengival.

  • Técnica de incisão primária: pode ser continua ou descontinua, realizado com o bisturi ou kirkland, deve ser feita 1mm apical dos pontos sangrantes de distal para mesial, incisão bisel externo: angulação da lâmina de 45º.

Os 45º usados na incisão é utilizada para facilitar a formação da ranhura gengival no processo de cicatrização, promovendo uma cicatrização anatomicamente correta.

  • Técnica de incisão secundária: remoção da gengiva; usamos a lamina de bisturi ou o Orban; angulação da lamina de 45º.
  • Gengivoplastia: recontorno cirúrgico da gengiva.
  • Cimento cirúrgico: promove a cicatrização por segunda intenção; proteção

recomendar ao paciente o enxague após as 48 a 72 horas da cirurgia com periogard ou peroxyl ou plax.

Cimento Cirúrgico

  • Apresentação: pó(frasco com 50mg)-líquido(frasco 20ml), pasta (base: 1 bisnaga de 90g)-pasta(acelerador: 1 bisnaga 90g).

Altura gengival 

A ordem de altura da incisão para ficar esteticamente legal será: incisivos laterais mais baixos, na sequencia os incisivos centrais mais altos que os laterais e caninos mais altos que os dois. É aceitável também todos na mesma altura. Porém a linha do sorriso deve ser verificada sempre.

Indicações, contra-indicações, resultados esperados, técnicas operatórias. Estas preocupações são fundamentais para o sucesso cirúrgico.

Melanoplastia

Remoção efetiva do pigmento (melanina).

Técnica

desgaste gengival. Feito com bisturi ou kirkland.

  • ultrapassar camada basal do epitélio, deixar córion gengival exposto, bisturi repousa sobre o conjuntivo.
  • realiza-se a abrasão e depois coloca-se cimento cirúrgico (pasta-pasta).

Os lugares que contém menor quantidade de gengiva inserida são nos prés. Lembrar que o diferencial da patologia é que os mesmo são bilaterias e simetricos